Como alavancar o desenvolvimento através do Executive Coaching: as 5 etapas fundamentais para o sucesso do programa

Como alavancar o desenvolvimento através do Executive Coaching: as 5 etapas fundamentais para o sucesso do programa
Compartilhe!

O coaching é um processo que promove a autoconsciência e resulta na motivação para mudar.

Dotlich e Cairo

 

O processo de Executive Coaching no qual acredito, tem seu grande foco no executivo, mas ao mesmo tempo considera os desafios propostos para aquela posição e os objetivos estratégicos da organização. Isso permite aliar estratégia de carreira com a busca de melhores de resultados para o negócio. 

Além do desenvolvimento de competências, um bom programa de Coaching proporciona ao executivo uma profunda reflexão sobre si mesmo, ampliando sua autoconsciência e o entendimento de seu papel dentro da companhia. Essa ponderação permite total alinhamento na definição das competências que serão desenvolvidas, levando em conta os objetivos que a empresa tem para aquele líder. 

 

A palavra Coach deriva da Hungria do século XV, referindo-se à vila de Kocs, onde foram construídas requintadas carruagens para transporte. O objetivo de uma carruagem era transportar pessoas de onde elas estavam para onde elas queriam ir. Da mesma forma, coaches executivos facilitam o transporte de líderes para novos níveis de desenvolvimento e eficácia.

Underhill, MaAnally e Koriath

 

Em algumas ocasiões, o processo visa ajudar o executivo a ocupar melhor uma cadeira, a acelerar a sua adaptação uma nova posição, novas responsabilidades e novos desafios. Em outras situações, o processo é voltado a prepará-lo para um novo cargo, acelerando seu desenvolvimento. 

Há ainda situações em que executivos com um enorme potencial, muitas vezes com as competências necessárias para enfrentar grandes desafios, e que vêm entregando resultados consistentes, enfrentam alguma dificuldade relacionada a uma competência comportamental. O processo de Executive Coaching ajuda a “destravar”, contribuindo para que o executivo possa apropriar-se daquilo que faz bem, de suas fortalezas, seus diferenciais, desprendendo-se de algo que pode estar impedindo seu desenvolvimento.

 

Transições de líderes como promoções, movimentos laterais ou assignments, são todas oportunidades para o processo de Coaching. A escassez de talentos de liderança combinada com a rápida expansão de muitas organizações exige que os líderes façam transições bem-sucedidas rapidamente.
Underhill, MaAnally e Koriath

 

É um momento único para que o executivo possa sentir-se mais completo e mais seguro como líder, desenvolvendo e alavancando seu potencial e habilitando-se a entregar melhores resultados para a companhia em um trabalho integrado. Por esse motivo, nosso foco está sempre voltado a entender a necessidade da organização e do executivo, desenhando um programa que realmente venha a atender à necessidade de ambos. 

Construindo um bom programa de Executive Coaching

Em nossa visão, o processo deve ter cinco etapas fundamentais:

 

1. Alinhamento organizacional

Alinhamento de expectativas com a empresa e o executivo, identificando exatamente quais serão os grandes direcionadores de resultados do processo de Coaching;

 

2. Ampliação de autoconsciência

Ouvir o executivo, seu gestor, RH e outros stakeholders, utilizando ferramentas para avaliação de perfil e questionário ou entrevistas 360° (aplicadas a seus pares, superiores, subordinados). É um momento ideal para o executivo conhecer-se melhor e entender o contexto em que está inserido, identificando suas fortalezas e seus gaps de desenvolvimento, bem como projetar-se para o futuro, a fim de estabelecer seus objetivos estratégicos;

 

3. Construção e validação do plano de desenvolvimento

O executivo define competências, comportamentos e habilidades que precisam ser potencializados ou desenvolvidos e compartilha seu Plano de Ação com a organização. É o momento de buscar o compromisso e o apoio da empresa, do gestor e do RH, que passam a ser parte do plano, apoiando o executivo em seu desenvolvimento;

 

4. Desenvolvimento de competências

No decorrer do processo de Coaching, se desenrolam as ações que foram propostas no Plano. Nas reuniões, o Coach apoia o executivo a identificar e administrar as “armadilhas” ao seu desenvolvimento, redirecionar suas estratégias, bem como apropriar-se do que já está fazendo bem. 

 

5. Fechamento 

Ao fim do processo, o Coach e o executivo reportam a evolução para a organização e sugerem os próximos passos. Indicam os comportamentos e competências que já estão consolidados e aqueles para os quais o executivo precisa ainda se manter atento, e como a organização pode ajudar nessa evolução.

Executive Coaching para o desenvolvimento de competências

Eu costumo fazer uma brincadeira com nossos clientes, de que o potencial deles é como aqueles balões que levantam a casa do Sr. Fredricksen, personagem do filme Up - Altas Aventuras, transportando-o a uma incrível viagem em direção a seus sonhos. Eu digo aos executivos que o potencial deles e suas competências diferenciadas podem levá-los adiante, fazê-los avançar, como fazem os balões do divertido desenho animado. Os balões são suas fortalezas. Mas é importante sempre tomar cuidado, pois o tempo todo surgem bolas de ferro, daquelas que vemos nos antigos filmes de prisões americanas, e que seguram esses executivos no chão. Por mais que tenham fortalezas, eles não conseguem voar. Precisamos tornar aquelas bolas mais leves, para que eles as coloquem embaixo do braço e alavanquem, e voem. 

Então, no processo de Executive Coaching, vamos trabalhar estas questões que estão limitando o desenvolvimento, que não deixam o executivo acelerar seu próximo movimento. Para deixar essas “bolas de ferro” mais leves, o suficiente para que ele as coloque embaixo do braço e use suas fortalezas pra crescer. 

 


Por: Simone Leon

Fotos: Tirachardz on Freepik , Mindandi on Freepik  e Freepik 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *