Assessment Center

Assessment Center

O Assessment Center ou mapeamento de competências da SM Leon Talent Management tem como objetivo avaliar prontidão e o potencial do executivo, utilizando um conjunto instrumentos composto de ferramentas, técnicas e entrevistas.  O processo oferece resultados rápidos e possibilita uma análise aprofundada das competências, preferências e comportamentos dos profissionais avaliados, identificando seus pontos fortes, oportunidades de desenvolvimento e capacidade potencial.

Amplia também o autoconhecimento do executivo, facilita o reconhecimento dos estilos de comunicação, gestão de relacionamentos, organização pessoal, tomada de decisão, entre outros. Com isso, cria espaço para a compreensão de seu papel na organização, seu posicionamento e o impacto nas suas relações, facilitando o direcionamento e o ajuste de um plano de desenvolvimento.

Pode ser aplicado em processos de Seleção, Sucessão e Desenvolvimento, sempre utilizando como base as competências mapeadas pela organização e seu direcionamento estratégico.

Como funciona?

São utilizadas ferramentas de avaliação de perfil, entrevistas, técnicas de simulação e estudos de caso como forma de entender a prontidão e/ou o potencial o executivo.

As ferramentas de avaliação de perfil, normalmente, são testes que se aplicam a mapear o estilo dos executivos e são usadas como suporte para os principais instrumentos para mensurar os indicadores de prontidão e potencial, que são as entrevistas e técnicas.

Além de entrevista com o executivo, é aplicado um Questionário 360°, ferramenta online enviada aos gestores, pares e subordinados para aferir a maneira como seus comportamentos e competências são percebidos.

Dentre as técnicas de simulação, destaca-se o Role Play, com simulações de situações que o executivo enfrenta em seu dia a dia: uma conversa com um subordinado, apresentação de um case ou estudo de negócio, negociação com clientes ou pares. Usamos também aquilo que chamamos de Inbasket ou Intray, que é uma simulação mais complexa, com um case que exige rápidas tomadas de decisão, envolvendo diversas pessoas com quem o executivo tem que despachar ou uma cesta de e-mails a responder, tratando várias questões diferentes, de forma a aferir aquilo que o assessorado prioriza e como endereça os temas.

Cada projeto é único e, portanto, requer um trabalho específico para se chegar ao modelo mais adequado à finalidade do processo. Por exemplo, se a empresa está em um momento de mudança na cultura, escolheremos um case que vai medir a capacidade do executivo para liderar mudanças, sua flexibilidade para enfrentar novas situações.

As ferramentas, técnicas e até a temática dos cases aplicados são definidas a partir das competências que serão avaliadas, sempre tomando como base o momento da empresa, sua estratégia e necessidades.

Nosso diferencial é usar pelo menos dois instrumentos diferentes para avaliação de cada uma das competências, de forma a permitir uma checagem dos resultados, garantindo uma avaliação mais assertiva.