O que você precisa saber sobre Plano de Sucessão para alicerçar o futuro da sua empresa

O que você precisa saber sobre Plano de Sucessão para alicerçar o futuro da sua empresa
Compartilhe!

O seu maior multiplicador é ter a pessoa certa no lugar certo.
Ram Charan

O Plano de Sucessão é um tema que vem ganhando importância e se tornando cada vez mais presente na agenda das empresas com as quais desenvolvemos projetos.

Sua elaboração e estruturação têm como base identificar os profissionais de maior talento e potencial, preparando-os para assumir cargos estratégicos na empresa. Então, para que o processo seja efetivo, é fundamental começar pelo mapeamento das posições críticas para o sucesso do negócio, bem como das competências necessárias para uma atuação eficaz em cada uma delas.

O caminho para um bom plano de sucessão implica, portanto, gerar uma importante e profunda reflexão sobre os pilares estratégicos da gestão de pessoas e da organização como um todo. Como resultado desta análise, toda a atividade de desenvolvimento de pessoas fica fortemente alinhada à estratégia da empresa.

Além de orientar o desenvolvimento de competências críticas para a execução da estratégia, o processo torna claro para todos os colaboradores o direcionamento da empresa e a importância de cada um deles para o sucesso do negócio.

O planejamento de sucessão é uma via de mão dupla, e é importante ter discussões aprofundadas com as pessoas, de forma que saibam, com clareza, como são vistas pela organização.   Ram Charan

O programa não deve se restringir aos postos mais altos na hierarquia, já que é fundamental ter pessoas preparadas para assumir cada uma das funções na empresa. Ou seja, o chamado “pipeline de liderança” garante que o funcionário promovido a uma nova posição tenha também um sucessor preparado, um processo de fluxo contínuo. Isso exige que o plano de sucessão inclua todos os níveis, ainda que tenha um foco mais direcionado para as posições-chave.

Um bom plano de sucessão permite priorizar funcionários que já estão na estrutura e que, em função das rotinas e do convívio diário, nem sempre têm suas competências reconhecidas. Não é incomum que a empresa busque profissionais no mercado para ocupar funções que poderiam ser preenchidas por atuais colaboradores. Dessa forma, um dos objetivos de um plano de sucessão vencedor é favorecer a retenção de funcionários com alto potencial.

Neste cenário, o trabalho de Assessment de Potencial e Prontidão, com a escolha correta das ferramentas e técnicas de avaliação mais apropriadas à realidade de cada corporação, é fator determinante para o sucesso do projeto, já que a identificação das competências e dos gaps orientarão todo o trabalho de desenvolvimento das lideranças.

 

O planejamento de sucessão está perpetuando o negócio ao preencher o pipeline de liderança com pessoas de alto desempenho para garantir que todos os níveis de liderança tenham uma abundância de pessoas de alto desempenho, tanto agora quanto no futuro.  Ram Charan

 

Etapas fundamentais de um Plano de Sucessão

  1. Um bom plano de sucessão deve seguir cinco etapas básicas:
  2. Mapear os desafios estratégicos da organização
  3. Identificar as posições-chave
  4. Definir critérios claros de elegibilidade e selecionar os que serão avaliados
  5. Avaliar e tornar claras as competências e gaps de cada colaborador e da organização
  6. Elaborar planos de desenvolvimento suportados pelos gestores e RH

O plano de sucessão impacta o funcionário, que passa a ter um projeto estruturado e apoiado pela empresa para evoluir na carreira, e ao mesmo tempo traz ganhos importantes para a corporação. Ao ter mitigados os riscos da ocorrência de lacunas em posições chave, a corporação minimiza a possibilidade de impacto em seus resultados durante processos de sucessão. Além disso, um bom planejamento permite à empresa se preparar para um crescimento estruturado e consistente.

 

O curto e o longo prazo devem ser levados em consideração simultaneamente: não basta realizar o planejamento de sucessão para atender às necessidades imediatas. Nem é suficiente ter um reservatório de líderes para o futuro. Ambos são fundamentais se sua empresa quiser sobreviver agora e assegurar o sucesso no futuro.  Ram Charan

 

Compartilhar expectativas e objetivos estratégicos da organização favorece o desenvolvimento das competências imprescindíveis para enfrentar os desafios atuais e futuros. Ao tornar claro seu propósito a todos os líderes, a companhia se fortalece para enfrentar um mercado que passa por constantes e aceleradas transformações.

Realizado com total transparência, o processo favorece ainda o clima organizacional e pode contribuir de forma marcante para a retenção de talentos, mais um dos grandes desafios atuais.


Por: Simone Leon

Imagens: Rawpixel on Freepick

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *